Cães

Ah! Se o Meu Cachorro Falasse...

Pesquisadores vão utilizar Inteligência Artificial para traduzir o latido dos cães
Postado em 20, Junho 2024

A notícia deixa a gente pensando. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA, desenvolveu um modelo de Inteligência Artificial que pode “traduzir” o latido dos cães.

Há um ditado muito usado nos meios de comunicação que diz: “Poder, pode tudo”. Esse ditado é sempre acompanhado de uma preleção sobre o que pode e o que não pode acontecer. É um pouco esse caso. Pode ser que sim... mas pode ser que não.

O fato é que os pesquisadores disseram que a Inteligência Artificial emprega modelos de linguagem neural, como o Wav2Vec2, para decodificar a linguagem do latido de várias raças de cachorros. 

De acordo com as pesquisas, o modelo de IA treinado com o dataset que inclui a fala humana e o latido dos cães foi melhor em identificar as raças e emoções dos cachorros pelo latido. Esse modelo obteve uma precisão de 62% no quesito raça e emoção e 69% em termos de gêneros dos cães.

Além disso, esse modelo compreendeu melhor a linguagem dos cachorros graças ao treinamento posterior que usou o latido de 74 cães de três raças diferentes. Podemos dizer que, neste caso, a vida está imitando a arte. 

Conversar pelo Whatsapp
Precisa de ajuda?
Que tal tirar suas dúvidas pelo WhatsApp?
Iniciar Conversa!

Nós guardamos as  estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi!