Cuidados, Dicas e Notícias
Quando posso passear com meu filhote na rua? (24/11/2020)

A vacinação é tão importante para os cães quanto a vermifugação, dois pontos relacionados à saúde dos animais que muitos proprietários ainda possuem muitas dúvidas. O animal, quando filhote, não dispõe de defesa contra diferentes doenças e parasitas, o que pode colocá-lo a exposição a tais agentes que podem levá-lo ao óbito.

Além deste motivo, a vacinação também é importante para evitar a transmissão de determinadas doenças para os humanos (zoonoses) ou vice-versa.

Quando o cão filhote pode sair à rua?

Desta forma, para garantir a saúde e segurança tanto do animal quanto dos animais e pessoas a sua volta, é recomendado que o filhote saia de casa apenas quando tiver tomado todas as vacinas necessárias e quando estiver vermifugado corretamente.

Assim, seguindo o cronograma e a indicação do médico veterinário corretamente, o filhote poderá passear e ter acesso à rua (com uso de coleiras e guias) a partir dos três meses de idade. No entanto, caso o animal já tenha tal idade ou o proprietário tenha atrasado as doses das vacinas, o tempo para ter acesso à rua será maior.

Quais vacinas o filhote deve tomar?

Ao contrário de que muitos proprietários pensam, a vacinação dos cães, assim como a vermifugação não possuem altos preços, exceto quando se tem vários animais em casa. E levando em consideração o preço gasto na vacinação (e vermifugação), este é pechincha quando comparado aos preços relacionados com os tratamentos para as diferentes doenças que o animal pode contrair no futuro pela não vacinação.

A vacina de maior importância, e que o animal deve tomar, é a chamada V10 ou V8, também conhecida como polivalente, pois garante a defesa do cão contra diversas doenças, incluindo, cinomose, adenovírus tipo 2, leptospirose, parainfluenza, parvovirose, parainfluenza e coronavírus (apenas V10).

E não menos importante, o filhote também deve ser vacinado contra a raiva (antirrábica), giardíase (giárdia), leptospirose (para regiões endêmicas) e tosse dos canis. Se você ainda tiver dúvidas sobre a vacinação do seu pet, converse com seu veterinário de confiança. Temos certeza que ele te ajudará nessa importante missão para a saúde e bem-estar do seu animalzinho!

Assine nossa Newsletter
Mapa do Site