Cuidados, Dicas e Notícias
Entenda o porquê e os benefícios do sol para pets! (13/10/2020)

Os pets gostam de sol? Sim, em geral eles gostam de sol. Além dele ser um aliado muito grande na contenção, prevenção e tratamento de diversos tipos de sintomas nos nossos amigos, estando no sol eles podem se sentir confortáveis, tranquilos, serenos e, claro, a soneca da tarde será sempre mais agradável.

As excessões ficam por conta dos animais que possuem algum tipo de alergia relacionada ao sol. Seja uma exposição maior da pele ou mesmo qualquer tipo de desconforto físico. Por isso, entender exatamente “quem é” seu cachorro fará com que você possa oferecer muito mais qualidade de vida para ele.

O sol em si oferece muitos benefícios para os seres vivos. Inclusive para nós, humanos. Seja pela aquisição de vitaminas ou mesmo para dar aquela esquentada em um dia frio. Sem o sol, claro, não sobreviveríamos. E por isso, vamos entender melhor quais os benefícios dele para nossos pets. Acompanhe abaixo.

Quais os benefícios dos banhos de sol?

Existem muitos benefícios que podemos extrair do sol. E os cães, também. Embora eles não saibam disso de forma racional, o instinto certamente os faz “entender” que o sol é importante. E, por isso, cachorro gosta de sol! Para ficar mais claro, separamos uma lista de itens que fará com que você entenda melhor os benefícios para os cães. São eles: sensação de conforto muscular, vitamina D para o corpo do animal, mais qualidade para o sono, regulação de fungos e bactérias pelo corpo.

Falaremos detalhadamente sobre cada um dos itens a partir de agora. Então, continue lendo para entender tudo e, claro, poder proporcionar mais qualidade de vida para seu amiguinho.

Sensação de conforto muscular

O primeiro aspecto que faz um cão se sentir bem no sol, é a sensação de conforto que ele recebe pelo simples fato de deitar e deixar o sol banhá-lo. Afinal, os músculos tendem a ficar muito mais relaxados em posição de descanso. E com o sol esquentando, tudo fica ainda mais prazeroso para o animal.

A sensação de conforto muscular é uma das fontes de energia mais importantes para os cães. Afinal, quando eles se sentem descansados, as chances de realizarem mais atividades para o gasto de energia é maior. Ou seja, o descanso é fundamental para que eles possam se recuperar e se sentirem ativos.

Porém, é preciso tomar cuidado também para que os animais não se viciem em ficar deitados no sol o dia inteiro e não queiram praticar exercícios físicos. Como você sabe, a prática de atividades é fundamental para que nossos pets sejam mais saudáveis no médio e longo prazo. Portanto, controlar este “momento preguiça” é também importante.

Vitamina D para o corpo do animal

Assim como para nós humanos, para os animais a vitamina D é também muito importante para uma vida mais leve e saudável. E é através do sol que nós conseguimos ela. Com uma exposição diária ou regular de dez a quinze minutos por dia, a vitamina D já consegue se estabelecer no corpo.

Mas, para que serve a vitamina D no corpo dos cães? Ela é muito útil para uma série de situações. Principalmente de forma indireta. Por exemplo, ela é uma excelente aliada para que o corpo possa absorver fósforo e cálcio.

Ou seja, é um elemento possibilitando que o outro funcione da forma correta, pois com fósforo e cálcio, o cão tende a ter menos doenças de ossos e outras complicações. Interessante, não é mesmo?

Mais qualidade para o sono do pet

O sono é um dos fatores mais importantes para uma vida plena, saudável e feliz. Há quem acredite que a alta produtividade (humana) não tem ligação nenhuma com o sono. Mas, tem muita! E, claro, para os cães não é diferente. Afinal, um cachorro que não dorme direito tende a ter muito mais desequilíbrios emocionais durante o dia.

E cachorro gosta de sol também por este motivo: os cochilos (tão importantes) são muito mais prazerosos e regenerativos. Principalmente depois de uma queima grande de calorias em um passeio, treino ou qualquer outro tipo de prática de exercícios.

Um sono de qualidade, garante um cachorro mais alegre e de bem com a vida. O que o torna menos estressado, agressivo ou de mau-humor.

Recomendamos também a leitura de nosso artigo sobre cachorros estressados, para você entender melhor algumas motivações para que eles fiquem assim.

Regulação de fungos e bactérias pelo corpo

E por fim, o sol ainda ajuda o cão a regular fungos e bactérias pelo corpo. Afinal, o ambiente para que estes tipos de parasitas se desenvolvam fica muito mais inóspito e, claro, o cachorro acaba ganhando muito em saúde e qualidade de vida.

Mas, atente-se: isto não quer dizer que o sol elimina ou acaba com bactérias e fungos, ok? Ele apenas ajuda a evitar e conter. Por isso, você precisa continuar cuidando e levando seu pet ao veterinário com frequência para que estes problemas não se tornem agressivos.

Protetor solar e controle de horário são essenciais

E por fim, algumas dicas essenciais para que você possa aproveitar o que o sol tem de melhor para nossos pets. Como você sabe, manter o equilíbrio é um dos fatores mais importantes para que algo de bom não se torne ruim. Os exageros não são bons em hipótese nenhuma.

Por isso, regule as idas do seu cachorro ao sol. Deixe que ele se banhe com a luz solar apenas em horários de sol mais leve, como o sol da manhã e fim do dia. Isto garantirá que o animal não se queime, por exemplo.

E por falar em queimar, nunca esqueça de usar protetor solar canino em regiões mais frágeis e expostas. Isto fará com que a pele do animal esteja sempre saudável e em dia.

Cachorro gosta de sol! Cuide do seu pet!

Assine nossa Newsletter
Mapa do Site