Cuidados, Dicas e Notícias
A importância do adestramento para os cães (31/08/2020)

O adestramento costuma ser visto como algo que o cão só vai precisar caso desenvolva algum problema de comportamento no futuro. E, ainda assim, muitos tutores esperam que o comportamento se torne bastante grave antes de tomar uma atitude em relação a ele.

Pois é bom esclarecermos que o adestramento, além de amenizar ou mesmo acabar com comportamentos inadequados do seu cãozinho, também ajuda a melhorar a convivência entre os humanos e animais.

Importância maior do que você imagina

Algumas pessoas podem acreditar que, ao ensinar comandos aos animais, estão criando verdadeiros “robozinhos”. Na verdade, muito mais do que mostrar aos amigos que o pet realiza alguns “truques”, os comandos podem ser importantes em várias situações do dia a dia, como, por exemplo, no veterinário ou durante um exame de rotina.

Para que exista um bom relacionamento entre o cão e o tutor ou sua família, é extremamente necessário que esse cão seja adestrado. Caso contrário, o pet irá expor ao máximo o seu temperamento, e na falta de um ambiente adequado para isso, ele pode acabar criando um caos completo no local.

Objetivos e momento certo

O adestramento tem o objetivo de ensinar a tutores de cães técnicas e conceitos de comportamento animal com o objetivo de melhorar o convívio entre o cão e as pessoas. Através dessas noções básicas você poderá desfrutar ainda mais de seu animal de estimação e ao mesmo tempo tornar a vida do seu cão mais agradável.

Começar o adestramento desde cedo também é muito importante porque ajuda a promover a sociabilização, embora cães adultos também possam se beneficiar do adestramento nesse sentido. Nunca é tarde demais para dar o pontapé inicial e eplicar regras aos pets.

Tipos de adestramento

Por conta de seu papel prático no dia a dia da maior parte dos tutores, o tipo de adestramento mais conhecido é, sem dúvida alguma, o adestramento de comportamento.

No entanto, os cães também podem ser treinados para desenvolver diversos tipos de função, sendo que, para algumas delas, além do treinamento, é levado em conta também o temperamento de cada raça. Conheça abaixo alguns dos principais tipos de adestramento:

- Adestramento de comportamento

- Adestramento para pets de exposição

- Adestramento para cães guia

- Treinamento de agilidade

Fonte: mundopet.com
Assine nossa Newsletter
Mapa do Site