Cuidados, Dicas e Notícias
Cheiro de cachorro pela casa? Nós temos soluções práticas! (22/06/2020)

Cães são super fofos e uma companhia indispensável para os amantes de pets. Além disso, eles estão por todos os lugares da casa e, por isso, podem deixar seu odor em diversos ambientes. Mas como tudo tem seu lado bom e o lado ruim, muitas vezes não sabemos como tirar cheiro de cachorro dos nossos espaços. Tem jeito? Sim!

Por esse motivo, selecionamos algumas dicas para quem tem cãozinho em casa e quer eliminar o cheiro que está no ambiente, além de três passo-a-passo de receitas caseiras para espirrar pela casa que vão ajudar a disfarçar os odores.

Como tirar cheiro de xixi de cachorro espalhado pela casa?

Cães possuem muitos odores que variam de acordo com seu porte, com as atividades que praticam e seu nível de adestramento. Por isso, cada odor é diferente e alguns incomodam mais que outros. 

Por exemplo, cães que têm o hábito de fazer xixi nas coisas tendem a deixar o local onde moram com o cheiro mais difícil de tirar. Nesse caso, é importante que o peludo seja adestrado para fazer suas necessidades em um local adequado.

Aliás, existem treinamentos simples que qualquer um pode seguir na hora de ensinar o cão a fazer xixi no lugar certo. Por exemplo, no mercado é possível encontrar diversos produtos que estimulam o pet a fazer as necessidades no lugar específico. 

Outra dica é recompensar os acertos. Enquanto estiver treinando o cão, quando ele acertar, recompense-o com petiscos. Assim, o peludo entende que está indo pelo caminho certo. Além do mais, é importantíssimo que tenha bastante paciência, pois eles não vão aprender do dia pra noite onde devem fazer as necessidades.

Receita caseira para tirar cheiro de xixi de cachorro das coisas: misturinha de bicarbonado de sódio, limão e água.

Sobre como tirar cheiro de urina de cachorro, siga o processo com o auxílio de um rodo e pano úmido, misture o limão, a água e o bicarbonato de sódio em uma quantidade pequena de água e passe pela casa. A quantidade de produtos varia de acordo com a quantidade de água.

É possível também usar esguichador e apertar nos ambientes com cheiro, mas isso só elimina temporariamente. Além disso, colocar vinagre branco com bicarbonato de sódio também pode dar super certo nessa missão de eliminar os odores de xixi.

Dicas para tirar cheiro de cachorro molhado

Por causa das bactérias que se alimentam dos óleos naturais dos cãezinhos, o cheiro de cachorro molhado é um dos mais fortes. E geralmente tirar odor de cachorro é um dos processos mais difíceis. 

O melhor, nesses casos, é passar um pano com água limpa e desinfetante. No caso do cão, para que o cheiro saia, é importante secá-lo assim que sair do local molhado onde estava. 

Receita caseira para tirar cheiro de cachorro molhado do ambiente: misturinha de vinagre branco, água, amaciante e álcool.

Coloque em um recipiente um litro de água, 1/4 de álcool, 1 colher de amaciante e 1/2 copo vinagre branco. Depois, com a ajuda de um borrifador, espalhe o conteúdo pelo local onde o pet esteve e que ficou o cheiro. É possível fazer isso também com pano e balde, assim a sujeira é removida, e não disfarçada.

Dicas para manter o ambiente sempre com cheiro agradável

Os ingredientes caseiros acima ajudam na hora de tirar cheiro de cachorro que já está pela casa. Mas você sabia que é possível fazer um aromatizante caseiro e deixá-lo o tempo todo pela casa para mantê-la sempre com cheiro agradável? 

E se você não é muito fã de receitinhas caseiras, é possível achar no mercado diversos borrifadores e difusores com cheiros específicos que vão de lavanda à maça com canela, por exemplo. Para quem tem pet é super indicado, já que realmente faz a diferença e não precisa dedicar muito do seu tempo preparando os ingredientes. 

Mas se a grana tá curta, e se achar que preparar uma receita não é tão difícil assim, separamos alguns passo a passo de aromatizantes caseiros que vai ajudar a manter a casa sempre cheirosa.

Receita caseira de aromatizante para tirar cheiro de cachorro: misturinha de água, bicarbonato de sódio, vinagre branco, álcool e essência à escolha do tutor.

Faça a mistura desses ingredientes usando 1 litro de água, 1/2  copo de vinagre, 1/4 de álcool, uma colher de bicarbonato de sódio e uma colher de essência, que pode ser encontrada em farmácias de manipulação. 

Depois, em um recipiente de vidro, coloque alguns palitinhos de madeira e deixe-os expostos pela casa. Isso vai permitir tirar cheiro de cachorro. Apesar de não ser um remédio para tirar mau cheiro de cachorro, com certeza vai manter o ambiente cheiroso.

Mantenha o cachorro sempre limpo

Para evitar que a sujeira se aglomere e que o cheiro se torne contínuo, leve o pet para tomar banho a cada 15 dias, se ele tiver pelos curtos, ou a cada uma semana se for um cachorro com pelos longos. 

Assim, além de manter seu cãozinho e a casa com cheiro agradável, as chances de acumular bactérias e causar doenças é menor. Portanto, não vai ser imprescindível recorrer a produtinhos para disfarçar o cheiro.

Assine nossa Newsletter
Mapa do Site