Cuidados, Dicas e Notícias
Cuidados especiais para gatos albinos! (08/02/2020)

Gatos albinos são constantemente confundidos com gatos brancos e vice e versa, enquanto cães albinos são bem mais raros, mas também existem. Os problemas de saúde, e os cuidados especiais que um animal albino carece, são motivos que tornam obrigatório eles serem diferenciados dos animais de pelagem branca.

Sensibilidade

A carência de melanina afeta drasticamente a visão do animal com albinismo. Isso porque sua retina é pouco desenvolvida e sua íris não possui pigmentação, o que permite que passe mais luz do que em uma íris que contém pigmentos. Assim, os animais albinos não conseguem olhar diretamente para a luz, mesmo que fraca. Seus olhos, além de sensíveis, geralmente não funcionam como deveriam. Em sua maioria, os animais albinos possuem baixa visão e não enxergam objetos parados.

Além disso, muitas vezes os gatos albinos apresentam estrabismo (olhos cruzados) e nistagmo (movimentos involuntários dos olhos). Uma pele desprovida de pigmentação é muito mais sensível à radiação solar. Portanto, os gatos albinos são mais propensos às queimaduras, tumores e ao câncer de pele.

Cães e gatos albinos ainda têm uma grande chance de nascerem surdos de um ou ambos ouvidos. Por isso, para ajudar seu amigo, é sempre ideal que se faça um teste de audição no animal.

Cuidados

Por ser uma condição genética, não há tratamento para o albinismo. Porém, existem certas precauções que podem ser tomadas a fim de evitar doenças e até mesmo acidentes.

Pele

Por serem muito sensíveis, gatos albinos devem viver no interior das casas, nunca em lugares abertos e de fácil acesso. Para passeios, existem filtros solares próprios para animais que são facilmente encontrados em Pet Shops. Também podem ser usadas roupas leves que protejam da radiação, mas que não aqueçam.

A motivo de comparação, pele dos gatos albinos se assemelha à de uma criança recém nascida. Na hora do banho, devem ser usados shampoos especiais, preferencialmente neutros, suaves e com pouca química.

Olhos

Como possuem baixa visão, o ideal é que a casa do gato com albinismo não tenha seus móveis trocados de lugar com frequência. Também não devem existir objetos soltos, que possam ser derrubados e acabem machucando o animal.

Alguns gatos possuem a visão tão sensível que evitam passear ou brincar, o que pode gerar depressão. Para animar seu amigo, seus brinquedos devem ter cores fortes e emitir sons. Assim, ele poderá encontrá-los mesmo não enxergando ou ouvindo como um gato normal.

Apesar de serem considerados lindos e exóticos, os seres albinos, via de regra, vivem menos que os saudáveis por todos esses motivos que abordamos. Em se tratando de uma condição genética, o albinismo pode ser herdado, portanto, é imprescindível que se castre esses animais para que o gene não seja propagado. Somente assim podemos evitar sofrimentos futuros aos nossos animaizinhos!

Fonte: falandodepets.com
Assine nossa Newsletter
Mapa do Site