Cuidados, Dicas e Notícias
Eco-Friendly: veja dicas para reduzir os impactos que o seu cão ou gato causa ao meio ambiente! (24/01/2020)

Como dizem as camisetas e cartazes em prol do meio ambiente: não existe planeta B - em referência ao plano B. É preciso começar a cuidar do mundo hoje, agora, já! E isso passa também por adotar cada vez mais medidas eco-friendly em nosso dia a dia.

Se você é tutor de um cão ou gato, reduzir os impactos no meio ambiente pode ser um desafio. Mas acredite: com dedicação e criatividade, dá sim para tornar a rotina do seu filho de quatro patas mais "verde".

Para que você não gaste muito tempo pensando por onde começar, separamos dicas excelentes para reduzir esse impacto. Confira!

1. Aposte em tapetes higiênicos laváveis

Atualmente, diversas marcas de tapete higiênico se preocupam em desenvolver produtos sustentáveis, ou seja, que se decomponham com mais facilidade no meio ambiente. Essa é uma boa alternativa caso a sua rotina seja muito corrida.

No entanto, também é possível contar com tapetes laváveis. Afinal, eles reduzem a produção de lixo à medida em que dispensam o descarte do produto em si e também da embalagem. Outra alternativa, ainda, é apostar nos sanitários para cachorros.

2. Passeie mais com o seu amigo

Um dos problemas dos tapetes higiênicos reutilizáveis é que eles aumentam o consumo de água da casa, pois necessitam de lavagem. Por isso, uma forma de ser ainda mais sustentável é sair mais vezes para passear com o cachorro.

Assim, ele pode fazer suas necessidades diretamente na grama, diminuindo o número de xixis feitos no tapete e, consequentemente, o número de tapetes usados ou a quantidade de água utilizada para lavagem.

3. Recolha as fezes com saquinhos biodegradáveis (e reutilize-os!)

Você já parou para pensar na quantidade de plástico que gastamos para recolher as fezes de nossos melhores amigos? Felizmente, hoje em dia, é possível contar com versões desses produtos biodegradáveis, como os saquinhos cata-cacas, que se decompõem com maior facilidade.

Além disso, se o seu cachorro for de pequeno porte e fizer mais de um cocô por passeio, é bacana aproveitar o mesmo saquinho, colocando a maior quantidade de fezes num mesmo pacotinho antes de dispensá-lo.

4. Prefira produtos feitos com ingredientes naturais

Algumas formulações químicas contaminam o meio ambiente. Portanto, sempre que possível, dê preferência a produtos feitos com ingredientes naturais, substituindo shampoos convencionais por versões feitas com óleos e sementes, por exemplo.

Outros produtos que podem ser substituídos por versões naturais são repelentes, hidratantes, pasta de dente, entre outros.

5. Compre brinquedos eco-Friendly inteligentes e resistentes

Muita gente prefere gastar pouco com os bichinhos e brinquedos oferecidos ao cachorro. Afinal, ele vai destruí-los mesmo. De fato, quase nenhum brinquedo é feito para durar eternamente, contudo, não significa que eles precisem durar apenas um dia antes de serem jogados fora.

Quando você investe em brinquedos de qualidade, além de garantir a segurança do seu amigo, você ainda evita o descarte constante de produtos. Além disso, você pode optar por um brinquedo sustentável.

Assine nossa Newsletter
Mapa do Site