Cuidados, Dicas e Notícias
Indispensável: por que as redes de proteção são importantes para os gatos? (02/12/2019)

Muitas organizações de resgate aos animais exigem dos candidatos que possuam telas de segurança em suas casas ou apartamentos antes de adotar um gato. Se você já entrou em contato com alguma ONG ou pessoa com animais para adoção, provavelmente você já recebeu essa pergunta. Será que as redes de proteção para gatos são tão cruciais assim para a segurança do seu pet? A resposta é sim!

Natureza dos gatos

Por serem animais considerados muito inteligentes, a gente pode até duvidar que os felinos possam ser desajeitados ou se atirarem de alturas perigosas. Porém não é bem assim que as coisas são.

Seus instintos de caçador são capazes de usar toda a concentração do gato para perseguir um mosquito, uma borboleta ou até mesmo luzes refletidas pelas paredes. E, ao tentar alcançar sua presa, podem perder a noção de altura e espaço, ocasionando em quedas graves. Dentro de casa ainda temos controle sobre os perigos que possam existir, mas janelas, varandas e quintais são o verdadeiro perigo.

E não é só a caça que pode colocar seu pet em perigo, já que o medo também pode ser um causador de uma possível tentativa de fuga. Barulhos altos demais, pessoas estranhas, outro animal, dentre outras possibilidades, podem assustar o seu gato e, no desespero, até a janela poderá ser uma rota de fuga – por mais perigoso que seja.

Proteção é essencial

A exigência para adoção parece exagerada para alguns, mas é uma medida preventiva extremamente importante. Com as janelas e varandas teladas, os gatos não podem fugir, o que anula a necessidade de serem resgatados no futuro. Por isso, é importante que todas as saídas possíveis possuam a rede de proteção para gatos.

Além disso, como já citado, as telas podem prevenir uma tragédia anunciada, já que quedas de pequenas ou maiores gravidades são recorrentes na natureza de um gato.

Assine nossa Newsletter
Mapa do Site