Cuidados, Dicas e Notícias
A importância da castração de cães e gatos (29/11/2019)

A castração de cães e gatos está no topo da lista de prioridades ao se pensar em começar a cuidar da saúde de um bichinho. Muita gente ainda não percebe a importância dessa cirurgia no início da vida do animal, que previne uma série de doenças e traz benefícios, tanto para os machos como às fêmeas de ambas as espécies.

Bem, mas como podemos definir a castração? A cirurgia de castração é um método de esterilização que consiste na retirada do útero e ovários das fêmeas e, nos machos, a retirada dos testículos. O procedimento só pode ser realizado por um veterinário cirurgião, que também avaliará detalhes como a idade, saúde e condições do animal para a esterilização.

Não existe ao certo uma idade certa para a cirurgia. A maioria dos veterinários recomenda que seja feita logo após os seis meses de vida (geralmente após o primeiro cio das fêmeas). O quanto mais cedo for realizada, maior a probabilidade de prevenir problemas futuros.

Benefícios

Para as fêmeas, as vantagens da castração estão principalmente na diminuição drástica do número de gravidez psicológicas, assim como do câncer de mama. Algumas infecções comuns, porém sérias, como piometra e hemometra, que podem ser fatais, também são prevenidas.

Já com os machos, há um menor índice de câncer de próstata. Uma das maiores diferenças é a diminuição do instinto territorialista do cachorro, podendo até mesmo amenizar quaisquer tipos de comportamentos agressivos.

Outro benefício muito importante em se tratando de questões de saúde em geral, é o controle de natalidade. A castração impede procriação indesejada e não planejada, diminuindo assim a possibilidade de animais de rua em estado de abandono.

Controle de natalidade

Em grandes centros, as prefeituras constumam planejar castração de milhares de cães e gatos. Segundo os órgãos públicos, são realizadas as castrações em áreas de maior necessidade, segundo estudos das Secretarias Municipais do Meio Ambiente. A ação prevê a diminuição a longo prazo dos animais abandonados em vias urbanas.

Assine nossa Newsletter
Mapa do Site