Cuidados, Dicas e Notícias
O Cheiro do Medo (09/01/2020)

Cães são animais muito estimados e amistosos, além de serem um dos primeiros animais domesticados, hoje são considerados parte da família, fazendo-se presente em muitos lares. Ainda assim, existem pessoas que têm medo de cachorro e há quem diga que esses bichinhos possam sentir o cheiro do medo.

É verdade que cães têm os sentidos mais desenvolvidos do que os humanos, como olfato e audição, mas sentir o cheiro do medo é um pouco exagerado. O que acontece, é que nós humanos, liberamos através do sangue e de fluidos corporais hormonas e os cachorros, ao cheirarem, conseguem identificar a mudança de emoções. Cheirar o medo é algo que não está comprovado cientificamente, podendo apenas o cão se aproximar por sentir um cheiro especial e sendo que alguns não conseguem notar essa diferença.

Outro fator que leva o cachorro a perceber esse medo é a mudança física da pessoa, como palpitações, respiração acelerada ou tensões musculares. Através da linguagem corporal, o cão pode identificar com mais precisão o medo, sendo ele muitas vezes irracional, leva nós humanos a ter uma atitude furtiva, agressiva ou apreensiva, se tornando uma ameaça para o bicho e é neste momento que se deve ficar atento, pois o cão pode reagir de forma instintiva.

Um cão, principalmente os domesticados, não costuma avançar nas pessoas com intenção de machucar, mas podem fazê-lo para demonstrar que o território é dele e espantar aquilo que lhe pareceu uma ameaça, ou seja, fazem apenas como modo de defesa.

Entende-se então, que não se deve permanecer tenso diante um cachorro, como o olfato dele é um dos sentidos mais apurados, é normal que eles tentem se aproximar com a intenção de conhecer o nosso cheiro, manter a calma diante esta situação e deixar que eles façam isso de forma natural demonstra uma atitude amigável.

 

Referências:

https://www.peritoanimal.com.br/os-cachorros-sentem-cheiro-de-medo-21204.html
https://www.caesonline.com/caes-sentem-cheiro-de-medo/

Fonte: Marketing Imbramil - Raissa Moraes
Assine nossa Newsletter
Mapa do Site