Cuidados, Dicas e Notícias
Posso alimentar meu cão somente com ração? (03/09/2020)

Esse é um questionamento muito comum, seja em clínicas veterinárias, canis e pet shops. Muitas vezes acreditamos que dar somente a ração ao nosso cachorro não será o suficiente para nutri-lo. Incluímos na dieta, além da ração, outros alimentos da nossa própria alimentação, como queijo, frango, cenoura, pois temos a sensação de que variando os alimentos, estaremos fornecendo mais nutrientes e nosso pet ficará mais forte e saudável.

Ração é um alimento completo e equilibrado

Ao contrário do que muitas vezes acreditamos, o alimento industrializado, que popularmente chamamos de ração, é um alimento completo e equilibrado que fornece todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde, como os aminoácidos (vindos da proteína), os ácidos graxos (vindo das gorduras boas), as fibras dietéticas e também as vitaminas e os minerais.

Afinal, o que tem dentro da ração?

A ração é composta por uma grande quantidade de ingredientes, que são facilmente observados na parte de trás da embalagem, na composição básica. E cada ingrediente é selecionado e cuidadosamente incluído de forma equilibrada para fornecer os nutrientes essenciais para o correto funcionamento do corpo. Por exemplo, a polpa de beterraba branca é uma excelente fonte de fibras, colaborando para a saúde intestinal, e o óleo de salmão é rico em ácidos graxos ômega 3, ajudando na saúde da pele e pelagem.

Mas o que pode acontecer se eu der outros alimentos para meu cachorro?

Por maior que seja o carinho que temos em relação aos nossos cães, é importante lembrar que são espécies diferentes da nossa, então, nem tudo que é considerado saudável para a gente pode ser considerado o mesmo para eles. O uso de alimentos caseiros muitas vezes irá desbalancear a dieta podendo ocasionar graves deficiências nutricionais e também levar à obesidade.

Portanto, a escolha de um alimento adequado e específico para os cachorros, que contenha todos os nutrientes de maneira equilibrada, colabora com a qualidade de vida, proporcionando mais saúde e longevidade.

Assine nossa Newsletter
Mapa do Site