Cuidados, Dicas e Notícias
Banho seco: uma alternativa de higiene que funciona! (30/12/2019)

Já ficou com dó de dar banho no seu bichinho durante os dias frios? Ou tem aquele cãozinho ou gatinho bem temperamental na hora do banho? Muitas vezes, ficamos esperando um dia mais quente para dar ou levar os animais para tomar banho. Seja em casa ou pet shop, um banho pode ser bastante sofrido para os animais – principalmente para os gatos, que já são conhecidos por não serem muito fãs de água. Como solução, que tal um banho seco?

Lançado há algum tempo e ainda em alta na indústria de cosméticos, agora os shampoos de lavagem a seco também estão disponíveis para cães e gatos. Eles prometem limpar os pelos, eliminar as bactérias e deixar um cheirinho agradável.

Ainda assim, se você costuma dar os banhos em casa e não está disposto a gastar mais em um novo produto, saiba que tem como fazer o banho seco em caseiro!

Como dar banho a seco em casa?

A primeira opção é com o uso do Bicarbonato de Sódio. E só isso! Basta você passar o pó após escovar os pelos no sentido contrário, do rabo ao pescoço – lembrando sempre de não usar na cabeça -, deixar por cinco minutos e depois escovar ou retirar com uma toalha. O bicarbonato funciona como bactericida, neutraliza a oleosidade dos pelos e elimina maus odores.

Uma outra receita é bastante popular é misturar ⅓ de água, ⅓ de vinagre de maçã, e ⅓ de álcool. Aí é só juntar em um borrifador e aplicar sobre o pelo do animal, escovando a mistura e retirando o excesso com uma toalha. Essa receita pode ser usada também para limpar as patas após o passeio, e não apenas no inverno. O cheiro do vinagre pode causar espirros por parte do animal, mas desaparece em poucos minutos. Tenha cuidado para não aplicar nos olhos e focinho!

Essas dicas amenizam a necessidade de banhos frequentes, mas não o substituem. Ainda é importante dar o banho tradicional. Lembrando que qualquer alteração observada deve-se procurar um profissional.

Assine nossa Newsletter
Mapa do Site