Cuidados, Dicas e Notícias
Ter um pet auxilia a evolução emocional e cognitiva das crianças (04/11/2019)

Todo mundo sabe que ter um cachorrinho ou gatinho pra chamar de seu é uma grande alegria. Esses seres incríveis mudam a nossa casa, transformam as nossas vidas! Além disso, estudos recentes mostram que o contato com cães e gatos também oferece muitos benefícios para o desenvolvimento infantil, apontando que a relação tende a ser extremamente positiva para a evolução cognitiva, emocional, social e até para a saúde das crianças.

Isso ocorre porque os pets estimulam os pequenos a criarem noção de responsabilidade e a desenvolverem habilidades importantes para amadurecimento. Com isso, para firmar os benefícios dessa relação ao introduzir o pet no âmbito familiar, salientamos questões importantes. É normal que a criança queira ficar mais próxima do animal quando ele chega em casa, mas os responsáveis devem ficar atentos à forma como essa relação se desenvolve, especialmente quando se trata de animais mais velhos, que podem eventualmente se assustar e ter alguma reação mais agressiva.

Não há problemas em a criança assumir algumas responsabilidades ligadas ao animal, como o fornecimento de alimentação ou a limpeza do espaço, desde que seja supervisionada por um adulto, que se certifique de que o espaço e as necessidades do filhotinho estejam sendo respeitados.

É bom reforçar que a saúde do animal, seja um cachorrinho ou gatinho, esteja em dia, como vacinação, vermifugação e proteção contra parasitas externos, o que garante a saúde do pet e evita problemas para os tutores também, já que algumas doenças são transmitidas por parasitas e humanos também podem ser infectados.

Para preparar a criança com a chegada do animal, é indicado incluí-la na escolha do pet, na organização espaço e explicar as noções de espaço que os animais precisam. Vale lembrar que é preciso ser  avaliado alguns fatores para evitar possíveis problemas, como se a criança tem alergia a pelos e a escolha do animal que melhor se adequa à família.

Fonte: caesegatos.com.br
Assine nossa Newsletter
Mapa do Site